MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG apresenta reciclagem automotiva no Festival do Japão

Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CEFET-MG apresenta reciclagem automotiva no Festival do Japão

17/02/2017

O CEFET-MG participa, durante este fim de semana, da sexta edição do Festival do Japão em Minas. Professores e técnicos-administrativos da Instituição estarão no Expominas, apresentando a parceria entre o CEFET-MG, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo. A parceria busca criar a primeira planta de reciclagem automotiva da América Latina, no campus II (Unidade Belo Horizonte).

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Guilherme Marconi Silva, o projeto já está bem desenvolvido e representa um grande ganho para a Instituição e para a criação de uma mentalidade mais sustentável no Brasil. “A ideia é criar uma atitude que mude o processo atual, de desmontes ilegais e contaminação do meio ambiente com os materiais não reutilizados dos veículos”, explica. De acordo com Guilherme, o modelo japonês prevê a reutilização de grande parte dos veículos reciclados, seja na reutilização das peças em novos automóveis, seja no reaproveitamento das matérias-primas.

Para entender o processo, o CEFET-MG tem recebido a visita de técnicos da Kaiho Sangyo no campus II, além de ter enviado um grupo de sete servidores para o Japão entre maio e junho de 2016. Bernardo Falcão, da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, explica que, na viagem, o grupo teve treinamentos teóricos e práticos sobre a desmontagem, além de ter realizado visitas técnicas a empresas da área. “Pudemos entender como é a cultura da reciclagem automotiva no Japão. Eles têm diversas leis relacionadas à reciclagem, em áreas como a construção civil, destinação de resíduos sólidos, além da reciclagem automotiva, que é bem desenvolvida no país”.

A parte legal do projeto é também uma preocupação do CEFET-MG. A Instituição está em contato com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), que busca estabelecer as diretrizes para cadastramento e fiscalização das empresas de desmanche, e com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), que está desenvolvendo um sistema para controle das empresas e rastreamento das peças retiradas dos veículos.

A previsão é que a planta piloto do campus II comece a funcionar em agosto de 2017. A estrutura já está quase finalizada, restando apenas a importação de duas máquinas, o que deve acontecer em abril.

Serviço

O quê: 6º Festival do Japão em Minas
Quando: 17 a 19 de fevereiro
Onde: Expominas (Av. Amazonas, 6.030, Gameleira. Belo Horizonte, MG)
Informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

CEFET-MG apresenta reciclagem automotiva no Festival do Japão