MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe CEFAST Baja do CEFET-MG conquista o 6º lugar na Competição Nacional Baja SAE Brasil

Quinta-feira, 16 de março de 2017
Os alunos representantes do CEFET-MG pela equipe Cefast Baja SAE conquistaram na última semana a sexta colocação geral na 23ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, que ocorreu em São José dos Campos- SP dos dias 08 a 12 de Março de 2017.
A equipe Cefast Baja SAE é formada por estudantes de graduação e pela professora orientadora do projeto e coordenadora do NEAC (Núcleo de Engenharia Aplicada do CEFET-MG) Ivanilza Felizardo.
No projeto os alunos se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. O Baja oferece aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a contribuir em sua preparação para o mercado de trabalho.
A Competição Nacional reuniu 88 equipes que participam do projeto Baja SAE Brasil e promoveu a avaliação comparativa dos projetos. Essa avaliação foi subdividida em provas estáticas, provas dinâmicas, apresentações e enduro. Os resultados de muito esforço vieram em números expressivos, abaixo estão listadas as conquistas dessa competição:
>>> 6º Lugar Geral <<<
· Projeto: 5º Lugar
· Relatório: 4º Lugar
· Apresentações de Projeto: 6º Lugar
· Finais de Projeto: 3º Lugar
· Conforto: 3º Lugar
· Enduro: 9º Lugar
· Aceleração: 16º Lugar
· Velocidade: 8º Lugar
· Suspension & Traction: 5º Lugar
· Slalom: 11º Lugar
O Cefast Baja destaca uma melhoria contínua a qual o projeto vem se submetendo. Como exemplo, em 2016 a equipe conquistou o 44º Lugar geral na competição, já em 2017 a equipe teve uma melhora de 38 colocações na classificação, ficando em 6º lugar.
Não apenas isso, a conquista do 3º lugar nas finais de projeto foi inédita em toda a história da equipe, que nunca antes chegou a participar dessa final. Por fim, o resultado foi o melhor adquirido desde 2011 com um antigo protótipo.
O Cefast Baja participou da Competição Nacional com o protótipo 09.2, esse que não será mais utilizado em competições, mas servirá de base para os próximos protótipos e projetos. Os alunos participantes e a professora se mostram satisfeitos com os resultados e empolgados com a melhoria contínua do processo. A seleção de novos membros foi aberta e os integrantes buscam perfis que somem a equipe.
A próxima competição será a Etapa Regional da SAE Brasil, em Setembro. Os preparativos já se iniciaram e as expectativas são as melhores para o lançamento do próximo carro.
image003 image002 image001 image004