MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG exibe documentário sobre Cabana do Pai Tomás

Segunda-feira, 5 de junho de 2017

CEFET-MG exibe documentário sobre Cabana do Pai Tomás

02/06/2017

O CEFET-MG promove uma sessão comentada do documentário “Da Lona ao Pai Tomás: a história do Cabana contada por seus primeiros moradores”. Com duração de 1h40min, o filme conta a origem da ocupação da comunidade do Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte e as transformações ocorridas no local. O documentário foi construído a partir de relatos dos primeiros moradores e análise documental, resgatando a história da década de 60 até os dias atuais.

Os diretores Marcus e Dea Viera e o produtor Eustáquio Almeida, todos moradores da comunidade, serão os comentaristas.  A sessão ocorrerá no dia 13 de junho, às 14h30, no auditório do campus I (Av. Amazonas, 5253, Nova Suiça, Belo Horizonte).

Os participantes terão a oportunidade de visitar o “Varal de Memórias”, uma exposição com 36 imagens, que foram registradas ao longo do processo de gravação do documentário, nas quais retratam os moradores da comunidade no cotidiano. As fotografias foram impressas em tecido e serão expostas em forma de um varal de sisal. As imagens são de autoria de Dea Vieira e Adaianny Rodrigues,
fotógrafas do documentário “Da Lona ao Pai Tomás”. A exposição acontecerá no hall do campus I, de 13 a 20 de junho.

O evento é coordenado pelo professor de sociologia, Bráulio Chaves e as atividades fazem parte das ações do projeto “O CEFET-MG, do Cabana do Pai Tomas ao Aglomerado da Serra: Conexões entre Ciência, Tecnologia e Educação (SoFiA)” aprovado no edital da Fapemig 07/2015 sobre divulgação e popularização da ciência.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG