MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Seminário no campus II abordará internet das coisas

Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

No dia 29 de setembro, o auditório do campus II (Avenida Amazonas, 7.675, Nova Gameleira) do CEFET-MG receberá o 1º Seminário “Internet das Coisas IoT – A Evolução da Internet“. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

O seminário é composto por palestras e apresentações de experiências com profissionais de Minas Gerais e de São Paulo sobre o tema, cujo interesse vem crescendo, assim como a concepção de projetos que utilizam essa tecnologia.

Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) busca conectar dispositivos eletrônicos do cotidiano com a internet, agindo de modo inteligente e sensorial. De acordo com a empresa de consultoria Gartner, estima-se que, até 2020, serão 26 bilhões de unidades conectadas pela IoT e que os fornecedores de produtos e serviços vão gerar receitas adicionais superiores a US$ 300 bilhões.

O evento é uma promoção do Grupo de pesquisa Conecte, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) e da Fundação CEFETMinas. Serão oferecidas 200 vagas para o público interessado.
1º Seminário Internet das Coisas IoT- A revolução da internet

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

10h – Palestra “Apoio à Inovação IoT”
Renata Freire Ferreira (gerente de Inovação da FAPEMIG)

11h – Palestra “Tecnologia LTCC na construção de sensores e dispositivos de controle embarcados” (Low Temperature Co-fired Ceramics)
Filipe Ivo (gerente de Novos Negócios – CSEM-MG)

12h30 – Intervalo para almoço

13h – Hands-on “Plataforma geniot PRO industrial: solução IoT para de sensores, equipamentos e máquinas”
Prof. Fernando Simplício (Microgenios-SP)

15h – Palestra “Internet das Coisas na Prática – estudo de caso de implantação grupo de pesquisa Conecte-CEFET-MG”

Faça aqui sua inscrição

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG