MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Seminário apresenta pesquisas conjuntas sobre fenômenos eletromagnéticos

Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Seminário apresenta pesquisas conjuntas sobre fenômenos eletromagnéticos

O campus II recebe, nesta sexta-feira (27), estudiosos da UFMG, da PUC-Rio e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que atuam, conjuntamente com o CEFET-MG, em pesquisas de pós-graduação relacionadas aos fenômenos eletromagnéticos para uso na Engenharia Elétrica. O Seminário faz parte da programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T) do CEFET-MG.

As pesquisas integram o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e têm como proposta o desenvolvimento de estudos com foco nas necessidades da indústria. A professora do CEFET-MG Úrsula do Carmo Resende, que integra o grupo de pesquisa, explica que os estudos abordam, entre outros, a investigação de sistemas de transmissão de energia sem fio e de fenômenos de descargas atmosféricas, além de tratar do desenvolvimento de ferramentas computacionais empregadas na previsão de comportamentos de dispositivos radiantes e da previsão de propagação de campos eletromagnéticos.

A programação do Seminário Capes Procad conta, ainda, com o minicurso “Metamateriais”, destinado aos alunos de graduação. Os metamateriais são materiais produzidos por meio de processos artificiais, que apresentam características não encontradas em materiais da natureza. Por exemplo, eles propõem maneiras de distorcer as propriedades das ondas eletromagnéticas, de forma que ultrapassem um objeto sem refletir ou refratar. O minicurso abordará a definição, a modelagem e o emprego dos metamateriais em problemas eletromagnéticos.

Procad

O Procad promove a formação de recursos humanos e o intercâmbio científico por meio de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Os projetos financiados envolvem missões de estudo e de docência, além de pesquisa e estágio pós-doutoral.
Seminário do Projeto Capes Procad – Pesquisas desenvolvidas nas instituições parceiras

27/10 – sexta-feira
CEFET-MG campus II, auditório principal

Programação:
9h30 a 11h30 – Prof. Gláucio Lima Siqueira (PUC-Rio) – Minicurso sobre Metamateriais
13h a 13h40 – Profa. Úrsula do Carmo Resende – CEFET-MG
13h50 a 14h30 – Prof. José Ricardo Bergamann – PUC-Rio
14h40 a 15h20 – Prof. Cássio Gonçalves do Rego e Stefânia de Sousa – UFMG
15h30 a 16h – Intervalo
16h a 16h40 – Prof. Luiz da Silva Melo – PUC-Rio
16h50 a 17h30 – Prof. Glaucio Lopes Ramos – UFSJ

Saiba mais
O que é um metamaterial?

Acesse a programação completa da Semana C&T

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG