MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CGRID promove Semana da Diversidade em Belo Horizonte

Segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CGRID promove Semana da Diversidade em Belo Horizonte

30/10/2017

A Coordenadoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades do CEFET-MG (CGRID) promove, de 30 de outubro e 1º de novembro, a Semana da Diversidade 2017. O evento tem como objetivo incentivar a comunidade acadêmica a pensar as temáticas de gênero, diversidade sexual, relações étnico-raciais, inclusão e acessibilidade.

As atividades já tiveram início com uma roda de conversa sobre bissexualidade e bifobia, e incluem ainda oficinas, exibição de filmes, espetáculo de stand-up comedy em Libras e festa. De acordo com a CGRID, as atividades incentivam o contato de estudantes e funcionários com as temáticas das diversidades, contribuindo não só para que o ambiente acadêmico do CEFET-MG seja mais plural, mas também para que se construa uma sociedade mais cidadã.

Programação completa

30/10 – Segunda-Feira
17h30 – campus I – Arena do Grêmio
Diálogos e experiências para uma educação transformadora.
Roda de conversa sobre experiências de pessoas transgêneros em instituições de ensino. As convidadas para conversar sobre a temática são a estudante de Engenharia Ambiental na UFMG, Laura Nazareth e Ana Isabel, servidora na Secretaria de Políticas Estudantis – SPE/CEFET-MG.

19h – campus II – Prédio 20
Papo de Homem – “Precisamos falar com homens? Uma jornada pela igualdade de Gênero”.
Exibição do documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero” seguido de debate com o Prof. Dr. Adriano Nascimento, Psicólogo Social e professor na FAFICH/UFMG.

31/10 – Terça-Feira
12h – campus II – Prédio 20
Roda aberta: Comunidades LGBTs: aqui não há preconceitos?
Roda de conversa aberta sobre aplicativos de relacionamentos e os preconceitos, com estudantes do CEFET-MG e Jacson Dias, coordenador executivo do Projeto de Extensão Una-se Contra a LGBTfobia – UNA-BH.

17h – campus I – Arena do Grêmio
Espetáculo “O Surdo do Stand-Up Comedy”
Tales Douglas Moreira apresenta o espetáculo de Stand-up Comedy em Libras.

18h30 – campus I – Arena do Grêmio
Cine Diversidades: “Hidden Figures – Estrelas Além do Tempo.”
Exibição do filme “Estrelas Além do Tempo” seguido de debate acerca do conhecimento científico produzido por mulheres negras, com a Profa. Dr. Silvani Valentim, Coordenadora da CGRID, no CEFETMG.

01/11 – Quarta-Feira
17h30 – campus II – Área do DCE
Discutindo Preconceitos e estereótipos: “Gordofobia”.
Roda de conversa aberta sobre o preconceitos, padrões de beleza e gordofobia, com Emilly Vale, estudante de Ciências Sociais na PUCMINAS e Isis Edmara, estudante de Ciências do Estado na UFMG, militante de movimentos sociais LGBTs, feministas e negras. Faz parte do Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero da UFMG e do Programa de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça.

18h – campus II – Área do DCE
Oficina “Beleza e Cultura Negra: Cabelo e identidade.”
Troca de experiências sobre cabelo e identidade negra e prática de tranças com Ynaê Eliza.

22h30 – campus II – Esplanada do DCE
Festa The CURE

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG