MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Biblioteca Universitária oferece serviços que facilitam a vida acadêmica

Terça-feira, 31 de outubro de 2017

Biblioteca Universitária oferece serviços que facilitam a vida acadêmica

31/10/2017

Em comemoração ao dia nacional do livro, celebrado em 29 de outubro, a Coordenação de Biblioteca Universitária do CEFET-MG divulgará informações relevantes sobre serviços prestados à comunidade acadêmica. A Biblioteca do CEFET-MG disponibiliza diversos serviços que facilitam a vida acadêmica dos usuários. Um desses serviços é o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos,como artigos de periódicos científicos, anais de congressos nacionais e internacionais, capítulos de livros (com autorização da Lei dos Direitos Autorais), teses e dissertações na íntegra ou em parte, disponíveis nos acervos de bibliotecas brasileiras e serviços de informação internacionais participantes do Programa.

Segundo a bibliotecária do campus I Deiler Fraga, o objetivo do Comut é colaborar com o acesso mais fácil e ágil à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do país. Para ter acesso a esse serviço, o usuário precisa realizar o pagamento de bônus, sendo que cada bônus permite a cópia de 1 a 5 páginas, via Guia de Recolhimento da União (GRU). Para solicitar o serviço, é necessário enviar um e-mail com a referência completa da obra desejada para Biblioteca.

Além desse serviço, a Biblioteca realiza também a ficha catalográfica para identificação das obras com os dados do autor, título do documento, local de publicação, editora, ano de publicação, assunto, entre outras informações. Essa descrição física e temática permite a fácil localização das obras pelos usuários e é realizada pelas bibliotecas de todos os campi do CEFET-MG para os livros, dissertações, teses e outras publicações oficiais da Instituição. A ficha catalográfica encontra-se no verso da folha de rosto do documento e segue as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano.

ISBN, ISSN e DOI

A Biblioteca segue as normas de identificação das obras como o Internacional Standard Book Number (ISBN) , que é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros, conforme o título, autor, país, editora e edição. Para a solicitação do ISBN de publicações que possuam vínculo com o CEFET-MG, o autor, editor, ou outro responsável pela obra precisa procurar a Biblioteca de seu campus, sendo que ele tem um custo para este tipo de serviço.

Já o Internacional Standard Serial Number (ISSN) é o número utilizado internacionalmente para identificar o título de uma publicação seriada, seja em qual for o idioma ou suporte utilizado, como impresso, on-line, CD-ROM e demais mídias. E o Digital Object Identifier (DOI), em português “Identificador de Objeto Digital” é um padrão de letras e números, que serve para a identificação de documentos na Internet. Livros, periódicos, artigos e imagens recebem uma espécie de “código” exclusivo, o DOI, que facilita a busca e a autenticidade dos conteúdos disponibilizados na forma on-line.

A Biblioteca Universitária é composta por 11 unidades presentes nos campi do CEFET-MG. Toda solicitação deverá ser feita no campus onde o aluno, professor e técnico administrativo estejam lotados para os encaminhamentos necessários serem feitos.

 

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG