MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Prédio 20 do Campus II vence prêmio PINI–melhores obras institucionais

Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O prédio 20 (pavilhão de aulas) do campus ll  venceu como melhor edifício institucional para a melhoria e desenvolvimento do setor da construção

 

Considerado um dos mais importantes da área da construção civil, o prêmio foca nas boas práticas, inovação e qualidade e contempla as melhores obras edificadas em todo o País. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 08, na sede da Fiesp, em São Paulo.

O pavilhão de aulas premiado foi projetado pelo time de engenheiros e arquitetos da Superintendência de Infraestrutura do CEFET-MG, responsáveis igualmente pela fiscalização e acompanhamento da obra.

Para Breno Guimarães, superintendente de infraestrutura do CEFET-MG e responsável pela concepção do projeto, a conjunção entre qualidade dos espaços e as soluções técnicas adotadas na construção do pavilhão de obras fizeram a diferença: “O edifício apresenta uma arquitetura de caráter expressivo amalgamada com a adoção de um sistema estrutural metálico industrializado que, ao menos no contexto geral da construção civil nacional, geralmente é massificado e não explora todo seu potencial”¸explicou o arquiteto.

De acordo com o superintendente, a estrutura metálica utilizada acelerou sobremaneira a construção, que conta ainda com sistema de piso flutuante e forros minerais para minimizar a propagação de ruídos e um sistema de fachadas ventiladas em placas de cimento com membranas refratárias, além de brises soleils em chapas perfuradas numa das fachadas. O prédio possui quatro andares divididos 30 salas de aula, seis salas de conferência para 60 participantes, um auditório com capacidade para 100 pessoas, lanchonete/salão, espaços de estudo, além de salas de monitoria, secretaria e apoio, somando cinco mil metros quadrados de construção.

“ Esse prêmio é um reconhecimento muito importante para o CEFET-MG. Trata-se de uma das premiações mais relevantes da Construção Civil do país, que avalia o contexto de produção de arquitetura e engenharia de centenas de obras edificadas em todo o território nacional”, avaliou Breno.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG