MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe CEFAST BAJA SAE do CEFET-MG demonstrou excelência na Competição Nacional de 2018

Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

baja-01A equipe CEFAST BAJA SAE participou, no último final de semana, da 24° Competição Nacional BAJA SAE Brasil Petrobras, que aconteceu entre os dias 21 a 25 fevereiro de 2018, em São José dos Campos – SP, e contou com a participação de 84 equipes inscritas.

A equipe CEFAST BAJA SAE é formada por estudantes da graduação e sob a supervisão de um professor orientador/coordenador do NEAC (Núcleo de Engenharia Aplicada do CEFET-MG).

No projeto os alunos desenvolvem um veículo Off-Road, desde a sua concepção, projeto, construção e teste. Assim, o projeto Baja oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional.

Na competição, os protótipos são avaliados em provas estáticas e dinâmicas. As provas estáticas pontuam o projeto com critérios de engenharia, que se iniciam 02 meses antes da competição, com o envio do relatório de projeto e terminam com a sua apresentação para os juízes. Já nas provas dinâmicas, o protótipo é testado quanto a sua capacidade de transpor obstáculos, operar em todos os tipos de terrenos e situações adversas. O protótipo que representou o CEFET-MG, foi batizado de CB10, sendo construído em 2017 e podendo competir por mais um ano.

A equipe que representou o CEFET-MG na competição contava com alunos de dos diversos cursos de engenharia, como mecânica, materiais, elétrica, produção civil e computação. Conquistando o 1º lugar em Avaliação de Projeto Dinâmico, o 2º lugar em Apresentação de Projeto, o 3º lugar em Aceleração e Velocidade Máxima, o 7º lugar em Relatório de Projeto e 6º lugar na classificação geral.

Quando comparado ao ano de 2017, a equipe obteve melhores resultados e manteve-se entre as favoritas da competição. Para as próximas competições, a equipe buscará aprimorar o protótipo CB10, investindo em novas tecnologias e testes para reduzir sua massa e aumentar sua confiabilidade.

A Equipe CEFAST BAJA SAE está com o processo seletivo aberto, buscam-se alunos que cursam engenharia e estejam dispostos a se aventurar nesse projeto.

Para mais informações acompanhe o CEFAST BAJA nas redes sociais:

Instagram: cefastbaja

Facebook: CEFAST BAJA

http://baja.cefast.com.br

baja-05baja-04 baja-03