MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O 8º Festival de Arte e Cultura vem aí!

Quarta-feira, 22 de agosto de 2018

 

Vem aí a oitava edição do Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG! 

cartazes fetsival5

O Festival de Arte e Cultura (ou FAC) é um evento bienal realizado desde o ano de 2006. Inicialmente, acontecia apenas na unidade Belo Horizonte – Campus I, posteriormente, tornou-se uma tradição em todas as unidades do CEFET-MG, como evento multicampi e descentralizado. O Festival se dá como parte da proposta de diretrizes para a Política de Arte e Cultura do CEFET-MG, com o intuito de ofertar às comunidades externa e interna uma síntese da produção artístico-cultural da instituição e das regiões em que está presente. Objetivando promover uma semana de atividades voltadas para as atividades artístico-culturais articuladas ao ensino, à pesquisa e à extensão, contando com atividades que combinem conhecimento, tecnologia e entretenimento.

Neste ano, o 8º Festival, que ocorrerá entre os dias 27 de agosto a 01 de setembro, terá como tema Arte e Tecnologia – um dos eixos/áreas de atuação definidos pelos campi, tencionando às diretrizes acima propostas. O evento tem sido construído levando em conta o avanço tecnológico como uma realidade nem sempre percebida, mas que, a cada momento, apresenta-se mais eficaz e permanente em nossas vidas. Partindo do estreitamento advindo da comunicação virtual imediata, passando pelo uso de recursos que viabilizam a internacionalização em todos os âmbitos da vida, chegando aos avanços da tecnologia digital do cinema atual, cada vez mais, as divisas entre arte e tecnologia se (con)fundem. Os avanços tecnológicos estão presentes no cotidiano, seduzindo-nos com suas aplicabilidades, dentre elas, sua utilização nas mais diversas e inesperadas formas de arte. O desenvolvimento não para, e o CEFET-MG, como instituição tecnológica voltada para o ensino e o pensamento das práticas nessa área, considera imprescindível fomentar a ampliação do olhar acerca das várias perspectivas relacionadas ao tema.

Dispondo de vasta programação, e diversas opções de oficinas sobre os mais variados temas, o evento deste ano contará, ainda, com a exibição do longa mineiro Arábia, dos diretores Affonso Uchôa e João Dumans, ganhador de 14 prêmios internacionais. No entanto, a exibição se dará apenas nos campi Varginha (28 de agosto), Curvelo (29 de agosto), Contagem (30 de agosto), Leopoldina (31 de agosto) e Belo Horizonte (01 de setembro).

A Coordenação Geral de Arte e Cultura (CGAC) convida todos os integrantes da comunidade escolar, bem como a comunidade externa das cidades e regiões nas quais nossos campi estão presentes, a participar do 8º Festival. Será uma semana de cultura, conhecimento, criatividade e diversão.

Para mais informações sobre programação, parcerias e como participar, procure a Coordenação Local de Atividades Culturais (CLAC) e a Comissão Local de Organização do 8º FAC do seu Campus.

Continue acompanhando as novidades sobre o 8º Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG aqui no site, em nossa página do Facebook, e fique de olho para não perder o evento!

Tags: