MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Prevenção contra o Coronavírus

Quinta-feira, 5 de março de 2020

Hábitos de higiene podem diminuir contaminação por coronavírus

O médico perito Márcio Moreira destaca algumas medidas de prevenção e cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir os vírus

Em decorrência de recentes casos suspeitos dos coronavírus no Brasil, é importante ressaltar algumas medidas de prevenção e cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir os vírus. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 na China. Alguns tipos de coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.O médico perito do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do CEFET-MG Márcio Geraldo Moreira orienta lavar as mãos frequentemente com água e sabonete. Se não houver água e sabonete, deve-se utilizar o álcool em gel. “Medidas individuais são importantes, como lavar as mãos com mais frequência e com mais rigor que o habitual, se preocupar com a lavagem criteriosa dos polegares, entre os dedos e a fricção das unhas nas palmas das mãos. Antes de se alimentar, fazer uma lavagem das mãos e utilizar o álcool gel”, detalha. Além disso, é importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O médico alerta ainda que, quando for espirrar ou tossir, utilizar o lenço de papel descartando-o imediatamente, ou colocar o antebraço à frente do rosto, poupando, assim, as mãos e cobrindo a boca e o nariz. A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque pessoal próximo, como aperto de mão, e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar. “Se você estiver com tosse seca, febre que não melhora de dois a três dias, é melhor olhar porque pode ser suspeito. É um mal-estar pior que um resfriado comum”, pontua o médico.

Em instituições como o CEFET-MG, em que há uma aglomeração de pessoas em um mesmo local, o médico Márcio orienta manter o ambiente ventilado naturalmente, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool gel, buscando evitar ar-condicionado, grandes aglomerações e ambientes fechados.

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG